A produção de jogos eletrônicos para a educação: investigando os bastidores

Autores

  • Sandro de Paiva Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Universidade Estácio de Sá
  • Luiz Alexandre da Silva Rosado Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior - DESU - INES/MEC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13727

Resumo

Este artigo propõe uma análise dos bastidores de produção de Jogos Eletrônicos Educacionais. Para isso, acompanha o dia a dia da equipe envolvida em sua construção, suas negociações, suas falas, seus atos, na busca de observar a que eles reportam, que materiais utilizam, que noções sobre educação eles têm para “etiquetar” um jogo como educacional. Esses artefatos digitais são produzidos e chegam ao consumidor final como uma caixa-preta, na qual não está registrado o que aconteceu durante seu desenvolvimento. A proposta é abrir essa caixa-preta e investigar que noções educacionais circulam nos bastidores de produção. Têm-se como referencial teórico-metodológico os conceitos de ator, fachada e bastidores de Goffman para o estudo das equipes de produção; a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour para o mapeamento das redes que formam os produtos-caixas-pretas; e a descrição densa dos ambientes observados a partir das orientações advindas da experiência antropológica de Geertz. Verificamos, na instituição pesquisada, que as concepções circulantes sobre a natureza educacional dos jogos limitam-se à nomeação de poucos autores acadêmicos e à presença eventual de um pedagogo. Indicamos a relevância de um aprofundamento sobre os bastidores de produção de jogos eletrônicos rotulados como educacionais, apresentando e propondo um roteiro de questões para novos estudos.

Palavras-chave: jogo eletrônico educacional, bastidores de produção, concepções educacionais.

Biografia do Autor

Sandro de Paiva Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Graduado em Ciência da Computação pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC), Especialista em Desenvolvimento e Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF), Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).  Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (IFSudesteMG – Campus Rio Pomba) e substituto do Chefe do referido Departamento. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Interessa-se por pesquisas na área de Jogos Eletrônicos e Educação. Contato:sandro.paiva@ifsudestemg.edu.br.

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Pedagogia (USU) e Licenciada em Ciências (UERJ). Doutora em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (PUC-Rio). Especialista em Psicopedagogia (UNISAL), Supervisão Escolar (UFRJ/CEP-EB) e Educação com Aplicação da Informática (UERJ).  Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Editora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (PPGE/UNESA). Suas pesquisas estão focadas, principalmente, nos seguintes temas: mídia-educação, formação do professor, inclusão, tecnologias assistivas, material didático, construção do conhecimento, cultura, imagem, fotografia, games e juventude. Contato: smpedrosa@gmail.com

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior - DESU - INES/MEC

Luiz Alexandre da Silva Rosado é Coordenador de Pós-graduação e Professor Adjunto na área de Educação e TIC no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos - DESU/INES, sendo um dos líderes do Grupo de Pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda (https://edumidiascomunidadesurda. wordpress.com/). É colaborador da linha de pesquisa TICPE do PPGE UNESA. Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio, com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore em Milão. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá e graduado Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Foi professor PPGE UNESA e da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ. Integrou o Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio de 2008 a 2015. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, surdez, juventude e mídia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital, autoria acadêmica, transições e transformações tecnológicas, letramento visual. Artigos disponíveis em https://ines.academia.edu/AlexandreRosado. Contato: alexandre.rosado@gmail.com

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Publicado

2017-12-30