Vivências de empoderamento e autoadvocacia de pessoas com deficiência: um estudo no Brasil e no Canadá

Autores

  • Taísa Caldas Dantas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13489

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, pela ótica dos Direitos Humanos, experiências individuais, sistemas (leis, políticas, diretrizes) e atitudes sociais que colaboram (ou não) para o processo de empoderamento e autoadvocacia na vida de pessoas com deficiência no Brasil e no Canadá. Para isso, foi desenvolvido um estudo que parte da seguinte problemática: qual a realidade político-legal e sociocultural do Brasil e do Canadá que contribui para a garantia dos Direitos Humanos relacionados com as experiências de empoderamento e autoadvocacia de pessoas com deficiência? Por meio de uma abordagem qualitativa, adotei os Estudos Culturais como campo de análise e foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência de diferentes regiões brasileiras e do Canadá. As experiências relatadas no Canadá e no Brasil evidenciam que a aquisição do empoderamento e da autoadvocacia é inerente ao sujeito e a sua história de vida, seja em relações mais positivas ou em relações opressoras e de exclusão.

Palavras-chave: autoadvocacia, empoderamento, pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Taísa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2011), graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Trabalha como Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Centro de Educação no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Leciona na área de conhecimento da Educação Especial no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o curso de especialização a distância Gênero e Diversidade na escola. Atualmente é participante do Grupo de Estudos e Pesquisa Vozes, Empoderamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência, vinculado ao CNPQ e inserido na linha de pesquisa Currículo Transversal; do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Emocionalidade, também vinculado ao CNPQ e integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de sexo e gênero (NIPAM), da UFPB e vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Direito das Pessoas com Deficiência, Autoadvocacia e Empoderamento, Pesquisa Educacional, Educação Emocional, Direito das Mulheres/Relações de Gênero e Estudos Culturais.

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Publicado

2017-12-30