Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11672Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre desenho e escrita elaboradas por crianças de quatro anos que frequentavam uma instituição de educação infantil. Dialoga com as proposições de base construtivista piagetiana, mas adota uma abordagem sócio-histórica. Para a análise dos dados produzidos, parte dos estudos de Ferreiro e Teberosky, deslocando alguns aspectos conceituais desses estudos para compreender, de acordo com a concepção de linguagem bakhtiniana, o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Seleciona, para as análises, produções para interlocutores imaginários e finaliza inferindo que a distinção entre desenho e escrita é uma construção escolar, sustentando a tese de que as diferentes linguagens mantêm relações entre si no processo de desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: desenho, escrita, crianças, educação infantil, produção de textos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.