Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual

Autores

  • Margarete Sacht Góes Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo
  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11672

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre desenho e escrita elaboradas por crianças de quatro anos que frequentavam uma instituição de educação infantil. Dialoga com as proposições de base construtivista piagetiana, mas adota uma abordagem sócio-histórica. Para a análise dos dados produzidos, parte dos estudos de Ferreiro e Teberosky, deslocando alguns aspectos conceituais desses estudos para compreender, de acordo com a concepção de linguagem bakhtiniana, o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Seleciona, para as análises, produções para interlocutores imaginários e finaliza inferindo que a distinção entre desenho e escrita é uma construção escolar, sustentando a tese de que as diferentes linguagens mantêm relações entre si no processo de desenvolvimento infantil.

Palavras-chave: desenho, escrita, crianças, educação infantil, produção de textos.

Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado na Universiade de Berkeley, California

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos