Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: investigando a desigualdade escolar
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11847Resumo
O presente artigo é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP e problematiza a desigualdade escolar tomando uma de suas possíveis facetas: a distribuição de alunos entre escolas vizinhas. Discute a questão trazendo para a análise das desigualdades educacionais a segregação escolar e a possibilidade de escolha da escola pelas famílias. Metodologicamente, dialoga com autores que tratam do assunto e utiliza o mapeamento de escolas vizinhas da rede pública do município de Campinas (SP), cruzando informações de desempenho no IDEB e da composição socioeconômica das famílias de cada escola. O percurso empreendido permite avançar metodologicamente na investigação de fatores associados à desigualdade educacional, a partir da discussão da distribuição desigual de matrículas entre escolas vizinhas, trazendo evidências diretas e indiretas sobre a segregação escolar e a escolha da escola.
Palavras-chave: desigualdade educacional, escolha de escola, segregação escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.