Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov

Autores

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba - UNIUBE, MG.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.7842

Resumo

O propósito deste artigo consiste em apresentar as principais contribuições do didata russo Mikhail A. Danilov (1899-1973) para a consolidação da Didática como ciência independente. Essas contribuições demarcam-se no que pode ser considerado o núcleo principal das categorias que definem a Didática científica: fundamentos filosóficos, conceito, objeto, leis, princípios científicos e tarefas dessa ciência. O referencial teórico tem sido a Dialética Materialista e a Didática Desenvolvimental. Os procedimentos metodológicos foram a análise crítica das obras do autor, a contextualização de seu pensamento com as fontes filosóficas, assim como com a obra de outros didatas que apresentam preocupações similares às do autor. O resultado foi uma nova síntese do pensamento didático de M.A. Danilov, cotejado com outras fontes e autores. O artigo apresenta as categorias principais da ciência Didática, tornando-se uma ferramenta para a formação pedagógico-didática de estudantes e professores em exercício.

Palavras-chave: fundamentos epistemológicos, ciência didática, categorias da didática, Mikhail A. Danilov.

Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba - UNIUBE, MG.

Professor - pesquisador. Programa de Pós-graduação em Educação - UNIUBE, M.G.

 

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Publicado

2016-03-11

Edição

Seção

Artigos