O ProInfo e a disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil

Autores

  • Maria Ivete Basniak Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de União da Vitória e aluna do doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)
  • Maria Tereza Carneiro Soares Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.7489

Resumo

A partir do levantamento e do estudo de trabalhos de teses e dissertações publicados nos últimos quinze anos, buscamos identificar os efeitos do Programa Nacional de Tecnologias Educacionais nas escolas brasileiras. Tomaram-se como referenciais o conceito de justiça social (Ball in Mainardes e Marcondes, 2009) e a concepção de tecnologia como instrumento de poder e dominação das nações desenvolvidas sobre as demais (Vieira Pinto, 2005). Verificou-se que os programas de tecnologias na educação no Brasil ainda não apresentam resultados concretos em relação à inclusão social nas escolas públicas brasileiras, devido a condições físicas e estruturais, dificuldade de acesso aos equipamentos e, principalmente, insuficiente ou inadequada formação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos digitais. O que os leva a privilegiarem o caráter instrucionista desses equipamentos e softwares e não explorarem sua potencialidade cognitivo-pedagógica.

Palavras-chave: Educação, tecnologias digitais, políticas públicas.

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Publicado

2016-03-11

Edição

Seção

Artigos