O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.7056Resumo
A presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores, bem como as bases teóricas utilizadas no processo. E, como desdobramento, buscou-se conhecer as estratégias de aprendizagem e os aspectos motivacionais apresentados pelos alunos do ensino Fundamental 1. O método para a análise dos dados foi o descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores. Os dados foram coletados por meio da Escala de Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e questionário sobre as Estratégias de Ensino do Professor. Os resultados demonstraram que alunos mais novos recorrem ao uso de Estratégias e mantêm comportamento semelhante aos demais quanto ao continuum motivacional. Professores que incentivam o uso sistemático das estratégias contribuem com a manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes.
Palavras-chave: estratégias de ensino, estratégias de aprendizagem, motivação no contexto escolar.
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