As aulas de Educação Física no Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, RS (1937-1949)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7680Resumo
O Colégio Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Nova Prata (RS) é uma instituição de ensino fundada em 24 de fevereiro de 1937, vinculado à Congregação do Imaculado Coração de Maria. Em razão dos valores propagados pelas instituições educacionais católicas, havia o anseio de um grupo de pessoas da comunidade pela instalação de uma escola dirigida por religiosas. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise – fomentada pela interface com a categoria sociológica “campo”, adotada e inspirada na obra de Pierre Bourdieu –, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento do referido colégio em sua função formadora. A investigação está assentada na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que o Colégio Nossa Senhora Aparecida se estabeleceu como instituição que refletia os interesses e os modelos nacionais preestabelecidos e, ao mesmo tempo, trazia à cidade de Nova Prata um conceito de Educação e, particularmente, de Educação Física, jamais visto antes na cidade.
Palavras-chave: História da Educação Física, escola, ginástica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.