Encontros na formação: a fotografia como invenção de problemas

Autores

  • Alice Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria
  • Deisi Sangoi Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1000, Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil
  • Francine Tadielo Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1000, Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2234

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer a questão da aprendizagem numa perspectiva inventiva e, a partir disso, relatar uma experiência de produção de problemas através de fotografias, realizada num espaço de formação de professores. O desenvolvimento de um outro olhar sobre a temática da aprendizagem se deu no encontro com as leituras no campo da cognição de Virgínia Kastrup. Aprender, sob a perspectiva da arte e de uma cognição inventiva, faz a cognição diferir de si mesma, bifurcar, não submetendo a aprendizagem a seus resultados, num constante movimento de invenção de problemas. Neste contexto, através da utilização de fotos e do uso de diários pessoais, interviemos em um grupo de 10 alunos de disciplina de estágio de um curso de licenciatura, no desejo de um movimento que circulasse pela produção de problemas, de imposição de forças que permitissem rupturas recognitivas, afecção. Que imagem os afeta? O quanto se aprende frente a imagens que emitem signos? Da perplexidade diante das imagens, do não saber lidar com elas, de palavras não conseguirem ocupar o espaço em branco dos diários, das incertezas e das certezas que carregam, podemos aqui apenas inferir o efeito das imagens enquanto força que ela é e provoca.

Palavras-chave: aprendizagem, fotografia, formação de professores.

Biografia do Autor

Alice Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Bacharel (2008) e Licenciada (2009) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Atuou como professora de Ciências na Escola Antônio Alves Ramos (de maio a setembro de 2010) e como Bióloga/Professora em Projeto de Educação Ambiental na Instituição Lar de Mírian e Mãe Celita (de outubro de 2010 a fevereiro de 2011). Participante do Grupo Internexus (CE/UFSM) desde maio de 2010. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM desde março de 2011, atuando na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional com ênfase na temática Invenção e Subjetivação na Formação de Professores.

Endereço institucional:

Universidade Federal de Santa Maria

Avenida Roraima, n.1000

Cidade Universitária- Bairro Camobi

Prédio 16 – sala 3335ª

(55) 3220 8197

Santa Maria-RS

Cep: 97105-900

Deisi Sangoi, Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1000, Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil

Francine Tadielo, Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1000, Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil

Downloads

Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos