Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC) e os estudos sobre a cultura escolar

Autores

  • Giani Rabelo UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Marli de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2688

Resumo

O presente artigo apresenta e problematiza o processo de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), projeto realizado pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Com o intuito de criar uma cultura voltada para a preservação da memória dos educandários, junto às comunidades escolares, além de instigar pesquisas acadêmicas no campo da história da educação, os membros do GRUPEHME decidiram criá-lo em meio digital. Em um primeiro momento, são apontadas as motivações para a implantação do referido centro, em seguida, são apresentadas algumas reflexões sobre a contribuição da mídia digital e as pesquisas no campo da história da educação, posteriormente, é tratado sobre o seu processo de implantação e, por último, o CEMESSC é problematizado como lócus de pesquisa.

Palavras-chave: patrimônio escolar, cultura material escolar, arquivos escolares.

Biografia do Autor

Giani Rabelo, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (SC). É líder do Grupo de Pesquisa Memória e História da Educação - GRUPEHME (cadastrado no CNPq)e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Gênero e Religião. Membro do Grupo de Estudo Gênero e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando e pesquisando, principalmente, nos seguintes temas: História, Memória e Educação; Memória Docente; Gênero e Educação; Religião e Educação; História das Instituições Escolares; História da escrita e da leitura; Cultura Escolar.

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Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos