Ação colegiada como estratégia de democratização da gestão educacional

Autores

  • Edson Francisco Andrade Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.1532

Resumo

Este texto sistematiza parte de pesquisa sobre o papel do Conselho Escolar na democratização da gestão educacional do Recife. O estudo tematiza dimensões e contradições da materialização da gestão democrática, a partir do exame do discurso dos gestores e dos conselheiros escolares. O aporte teórico toma por base os principais conceitos que constituem o discurso da gestão educacional democrática. A categorização dos dados é desenvolvida por meio da Análise de Discurso, examinando-se diferentes pontos de vista sobre a experiência da descentralização de decisões no interior da escola, e também no espaço ampliado do Sistema de Educação do Recife. Como conclusões, ressalta-se que os partícipes da escola desempenham um notável papel na execução de tarefas em nível da gestão escolar, todavia não se constata tal presença nos momentos de planejamento e decisão das políticas educacionais para o Município. Em face dessa constatação, o artigo propõe mecanismos de interlocução no interior do sistema, na perspectiva de levar a efeito o princípio da descentralização na definição da Política Municipal de Educação.

Palavras-chave: gestão da educação municipal, conselho escolar, política educacional, democratização.

Biografia do Autor

Edson Francisco Andrade, Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Edson Francisco de Andrade, doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE), e pesquisador vinculado a linha de pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação da UFPE. e-mail: edsonprofessor@uol.com.br.

 

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Publicado

2013-04-04

Edição

Seção

Artigos