Tecnologias gerenciais, formação Profissional e a intensificação do trabalho a partir do toyotismo

Autores

  • Rafael Rodrigo Mueller Centro Universitário Franciscano - FAE

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.781

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para obtenção do objetivo proposto, foram identificados os métodos e técnicas de treinamento desenvolvidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados a partir do que ficou conhecido como Treinamento dentro da Indústria” ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e que evoluíram até a década de 1970 como “gerenciamento japonês, tornando-se um elemento-chave do Sistema Toyota de Produção (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação das mesmas com os ideais educacionais presentes, principalmente, nas recomendações dos órgãos multilaterais voltadas à educação nas últimas três décadas.

 

Palavras-chave: tecnologias gerenciais, trabalho e educação, capital.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigo Mueller, Centro Universitário Franciscano - FAE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Educação pela UFSC (2010). Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase na linha Trabalho e Educação, atuando principalmente no campo de estudos: Ciência, Tecnologia e Sociedade e Sociologia das Organizações. Atualmente é professor do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE-Curitiba.

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Publicado

2013-04-04

Edição

Seção

Artigos