Percepções acerca dos aspectos-chave para o desenvolvimento de competências no ensino técnico

Autores

  • Sandra Regina Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Flavia Souza Antunes
  • Leandro da Rosa Chamma
  • Leandro da Rosa Chamma

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.867

Resumo

O presente trabalho se propõe a identificar os aspectos-chave para o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino de nível técnico. Para tanto, apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza fenomenográfica, que buscou a percepção de profissionais da FAETEC e de representantes do mercado de trabalho no Rio de Janeiro entre abril e julho de 2008. O aporte teórico do estudo compreendeu: (a) o conceito de competências, examinado com diversas lentes teóricas e (b) o de pedagogia das competências na educação profissional brasileira. Ao final do processo de análise, que inicialmente contemplava seis categorias de descrição – Concepção de Competências dos Técnicos; Papel do Ensino Técnico enquanto Formador de Oportunidades para o Mercado de Trabalho; Exigências do Mercado de Trabalho no que Concerne à Preparação dos Alunos; Papel do Professor na Formação Técnica do Aluno; Papel do Aluno na Sua FormaçãoTécnica; Envolvimento com a Construção da Matriz Curricular por Competência – construiu-se um quadro de referência que coloca a questão desenvolvimento das competências na perspectiva de dois eixos de análise: Significação e Formação de Competências. No que diz respeito à significação de competências, verificou-se que os entrevistados associam, naturalmente, o conceito ao “saber fazer”, à atuação prática. Para esse fenômeno, esboçam-se duas possíveis interpretações: (a) os envolvidos assimilaram o discurso dos órgãos oficiais a respeito da noção de competência; (b) os professores são, também, profissionais atuantes no mercado de trabalho. No que diz respeito à formação de competências, três categorias formaram seu pilar: a construção da matriz curricular, o papel do professor e do aluno no processo formativo.

 

Palavras-chave: formação de competências, pedagogia das competências, ensino técnico profissional.

Biografia do Autor

Sandra Regina Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Sandra Regina da Rocha Pinto

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado contínuo nas organizações.

Flavia Souza Antunes

Graduada em Administração na Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Cursou uma extensão em Marketing na Coppead /UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Mestrado em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi administradora na Fundação Getulio Vargas de 2004 a 2006 e atuou como Consultora em Gestão Empresarial de 2007 a meados de 2010 no Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Atualmente trabalha na Diretoria de Suprimentos Estratégicos na Vale S.A.

Leandro da Rosa Chamma

Graduado em Pedagogia na UERJ. Cursou um MBA em Gestão Empresarial na FGV-RJ e Mestrado em Administração de Empresas na PUC-RJ. Foi o precursor, idealizador e coordenador do projeto de Educação com Aplicação da Informática no Grupo CERC de Ensino. Participou de diversos congressos na área de Educação e tecnologias educacionais. É o atual gestor e diretor geral do Grupo CERC de Ensino, instituição de ensino com aproximadamente dois mil alunos, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, na cidade do Rio de Janeiro.

Leandro da Rosa Chamma

Graduado em Pedagogia na UERJ. Cursou um MBA em Gestão Empresarial na FGV-RJ e Mestrado em Administração de Empresas na PUC-RJ. Foi o precursor, idealizador e coordenador do projeto de Educação com Aplicação da Informática no Grupo CERC de Ensino. Participou de diversos congressos na área de Educação e tecnologias educacionais. É o atual gestor e diretor geral do Grupo CERC de Ensino, instituição de ensino com aproximadamente dois mil alunos, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, na cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos