Hábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.1870Resumo
O presente artigo tem por objetivo destacar as principais ideias piagetianas a respeito do período sensório-motor e sua importância na elaboração e adaptação das funções e estruturas preliminares para o desenvolvimento da inteligência bem como suas implicações para a educação. A metodologia adotada pautou-se em um levantamento bibliográfico com autores que tratam dos tópicos mencionados acima e na interpretação das obras de Piaget sobre a construção do conhecimento no período sensório-motor compreendido entre o nascimento da criança até os 2 anos de vida. O hábito vai se constituir em inteligência quando se coordenar em meios e fins, visto que uma coisa é repetir indefinidamente uma manobra que teve êxito, e outra coisa é tentar apanhar um objeto numa nova situação. Por isso, a vida é construtora de formas, e o hábito é uma delas. A relação fundamental que envolve o desenvolvimento e a aprendizagem não é a relação de associação e, sim é de assimilação. Isto requer três aspectos a serem conhecidos pelo educador infantil: o conhecimento do sujeito epistemológico, das matérias a serem ensinadas e o processo de interação entre as crianças e as educadoras.
Palavras-chave: hábito sensório-motor, conhecimento, educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.