Sensory-motor habit: preparing for intelligence and its implications for education

Authors

  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava/PR
  • Carmen Lúcia Dias Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP
  • Terezinha Ferreira da Silva Colombo Instituto de Ensino Superior de Garça /SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.1870

Abstract

The main Piagetian ideas on the sensory-motor period and its importance in the elaboration and adaptation of the function and preliminary structures for the development of intelligence and its implications for education are provided. Methodology is foregrounded on a bibliographical survey on the topics mentioned above and on the interpretation of Piaget´s works on knowledge construction during the sensory-motor period, ranging from the child´s birth up to 2 years. Habit becomes intelligence when it coordinates itself into strategies and aims. The indefinite repetition of a successful action is different from when one tries to grab an object in a new situation. Life is a builder of forms and the habit is one of them. The basic relationship that comprises development and learning is not one of association but of assimilation. Therefore, three aspects should be known by children´s educators, namely, the knowledge of the epistemological subject, the subject-matter that should be taught, and the interaction process between children and educators.

Key words: sensory-motor habit, knowledge, education.

Author Biographies

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava/PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, moralidade, processos cognitivos, tomada de consciência ambiental.

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília-SP ( 2001/1998). Graduação em Psicologia e Pedagogia- Fundação Educacional de Bauru/Universidade de Marília/SP. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente/SP. Coordenadora de projetos e Docente da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão-FUNDEPE/Marília. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação - UNESP – Marília/SP e Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações – UNOESTE/ Presidente Prudente/SP. Parecerista - Revistas: Ciências & Cognição (UFRJ) ; Colloquium Humanarum (UNOESTE/SP); Máthesis: Revista de Educação ( FAFIJAN/ PR) ; Revista Educação Unisinos; Membro de Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Schème - UNESP – Marília/SP ; Consultora ad hoc de Projetos - Fundect-MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem; interação professor-aluno,; desenvolvimento moral.; métodos e técnicas de ensino ; psicologia cognitiva.

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Instituto de Ensino Superior de Garça /SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Garça SP. Possui graduação em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar e Orientação Educacional (1998). É pós-graduada em Psicopedagogia pelo IBPEX Curitiba (2006). Membro do GEPEM - Grupo de estudos e Pesquisa  em Educação Moral da Unicamp (2011). Tem experiência na área de Educação em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, moralidade, dificuldades de aprendizagem, métodos e técnicas de ensino.

Published

2012-08-22