Um ensaio sobre algumas categorias do pensamento filosófico-educacional de John Locke

Autores

  • Gustavo Araújo Batista UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.143.697

Resumo

Este texto tem como propósito apresentar algumas das categorias do pensamento
filosófico e educacional de John Locke (1632-1704), com o escopo de ensaiar uma possível relação entre elas. Nesse sentido, tais categorias seriam, em primeira instância, os elementos que articulam o pensamento do autor, a fim de que, em última instância, possam constituir-se em chaves para se pensar a importância de uma formação filosófica rigorosa, metódica e sistemática para o educador.

Palavras-chave: educação, fi losofi a, John Locke.

Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Graduação em Letras e em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestrado em Educação pela mesma Universidade; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e de cursos de graduação desta universidade (Uberaba/MG); professor de graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Monte Carmelo/MG).

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