Prática pedagógica no ensino médio: o processo de construção da inovação na palavra dos professores
Resumo
Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa das práticas pedagógicas desenvolvidas por 13 professores de ensino médio citadas pelos alunos como sendo “diferentes”. Tomamos as experiências relatadas pelos protagonistas como foco de análise no contexto das inovações, o que implicou adentrarmos num universo de esforços carregados de significados e expressões, colocando-nos em contato com o “chão da escola” e permitindo compreender como essas práticas transformam o padrão de relacionamento entre professores com seus alunos. Procuramos olhar para o cotidiano da escola e da sala de aula de cada um deles buscando apreender o movimento que dá vida e forma às suas ações e reconhecendo-os como sujeitos que edificam e dão sentido às relações estabelecidas no espaço onde atuam.
Palavras-chave: prática pedagógica, inovação, ensino médio.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.