Didática e filosofia no ensino médio: um diálogo possível
Resumo
Apesar de um certo consenso sobre a importância da disciplina filosofia no ensino médio, muitas vezes o professor se depara com dificuldades referentes ao planejamento dessa disciplina. A complexidade do saber filosófico gera algumas aporias no momento em que o professor pretende organizar esse saber, para ser adequadamente assimilado pelo aluno. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir essas dificuldades, que geralmente giram em torno de dúvidas sobre o que ensinar e como ensinar. Baseado na perspectiva de uma educação revolucionária, o ensino de filosofia deve ter como objetivo instrumentalizar teórica e praticamente os estudantes. Ao nos preocuparmos com o “ensino do filosofar”, provavelmente estaremos prestando o melhor serviço possível à filosofia, capacitando os alunos para uma compreensão e uma intervenção mais consciente e crítica na sua realidade.
Palavras-chave: ensino de filosofia, didática, educação revolucionária, ensino médio.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.