Autoras de obras didáticas e livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul: contribuições à história da alfabetização (1950-1970)
Resumo
A História da Alfabetização tem se constituído um importante campo de pesquisa no Brasil nos últimos anos, enfatizando, entre outras coisas, métodos e processos de ensino da leitura e da escrita, materiais de alfabetização, com destaque para as cartilhas escolares, histórias e trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras, etc. Na pesquisa que realizamos desde 2001, temos privilegiado a análise de livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul, entre as décadas de 50 e 70 do século XX, isso porque identificamos nesse período uma intensa produção de livros didáticos. Neste trabalho, apresentamos alguns desses livros produzidos por autoras gaúchas, entre as décadas de 1950 e final de 1970, procurando mostrar como essa produção didática revela os sentidos e as formas do ensino da leitura no Rio Grande do Sul no período em questão.
Palavras-chave: história da alfabetização, livros escolares, ensino da leitura, métodos de alfabetização, autoras gaúchas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.