Desafios e possibilidades dos futuros da educação: uma entrevista com António Nóvoa
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.17Palavras-chave:
António Nóvoa, futuros da educação, professoresResumo
O debate acerca da transformação social, que passa pela reinvenção do modelo escolar, vem sendo recorrente nas contribuições de António Nóvoa. Para o autor, é preciso criar condições para que os professores possam contribuir com a transformação dos modelos escolares, fortalecendo a proposição da educação como projeto público. Na entrevista concedida, foi possível retomar e aprofundar alguns dos temas que o autor estuda, entre os quais o futurismo e os futuros da educação; o espaço público e comum da educação enquanto esfera de discussão, de deliberação e de ação; a necessidade de os professores tornarem pública a profissão; a potência da escola enquanto espaço de desenvolvimento profissional docente; as possibilidades de criação de novos ambientes escolares; e a tríade Universidade - Escola - Sociedade, que envolve a construção de uma nova “realidade institucional”, em que haja espaço comum de formação e profissionalização docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.