Desafios e possibilidades dos futuros da educação: uma entrevista com António Nóvoa
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.17Keywords:
António Nóvoa, futures of education, teachersAbstract
O debate acerca da transformação social, que passa pela reinvenção do modelo escolar, vem sendo recorrente nas contribuições de António Nóvoa. Para o autor, é preciso criar condições para que os professores possam contribuir com a transformação dos modelos escolares, fortalecendo a proposição da educação como projeto público. Na entrevista concedida, foi possível retomar e aprofundar alguns dos temas que o autor estuda, entre os quais o futurismo e os futuros da educação; o espaço público e comum da educação enquanto esfera de discussão, de deliberação e de ação; a necessidade de os professores tornarem pública a profissão; a potência da escola enquanto espaço de desenvolvimento profissional docente; as possibilidades de criação de novos ambientes escolares; e a tríade Universidade - Escola - Sociedade, que envolve a construção de uma nova “realidade institucional”, em que haja espaço comum de formação e profissionalização docente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.