Educação para a Cidadania Global Crítica: uma entrevista com Carlos Alberto Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.12

Palavras-chave:

Educação, Cidadania Global Crítica, Justiça Socioambiental

Resumo

A entrevista concedida por Carlos Alberto Torres teve como objetivo analisar as condições e possibilidades da Educação para a Cidadania Global Crítica contribuir com a convivência humana pacífica e sustentável de forma a elevar a justiça social e ambiental. Nascida da parceria entre as Universidades – do Vale do Rio dos Sinos e de Caxias do Sul, coordenadoras da Cátedra Unesco Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental – a entrevista foi uma das ações desenvolvidas na visita do professor Torres na Unisinos e na UCS. Contou com o planejamento metodológico e execução por meio da entrevista semiestruturada. Por fim, proporcionou uma compreensão sobre a complexidade dos três temas que ancoraram o debate: educação, cidadania e global; reconhecendo o primeiro como imprescindível para a articulação com os demais na direção da democracia e da paz.

Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, UNISINOS

Doutora em Educação (2010), Mestrado em Educação (2003) e graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena e Bacharelado (1987), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu seu trabalho na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Como gestora, trabalhou na Coordenação Pedagógica, foi Secretária Municipal, no município de Esteio/RS (1997-2000) e Diretora Técnico-Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/SP (2013-2016). Atualmente é professora-pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, estudando principalmente os seguintes temas: políticas educacionais, projeto político-pedagógico, democracia, gestão democrática, participação, avaliação e assessoramento colaborativa. É mãe de uma mulher, igualmente pesquisadora.

Carolina Schenatto da Rosa, UCS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CNPq e mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), com bolsa CAPES. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Realizou estágio pós-doutoral no Centre for African Studies (University of Cape Town) em 2022. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com bolsa DOCFIX/FAPERGS. Tem interesse pelos seguintes temas: estudos decoloniais, democratização do conhecimento, cidadania/cidadania global, migrações, pensamento freireano e pensamento pedagógico latino-americano. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (UNILASALLE) e o Grupo de Pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas (UCS)

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Entrevistas