Critical Global Citizenship Education: an interview with Carlos Alberto Torres

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.12

Keywords:

Educação, Cidadania Global Crítica, Justiça Socioambiental

Abstract

The interview with Carlos Alberto Torres aimed to explore the conditions and potential of Critical Global Citizenship Education in fostering peaceful and sustainable human coexistence while enhancing social and environmental justice. This initiative emerged from a collaboration between the University of Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) and the University of Caxias do Sul (UCS), coordinators of the UNESCO Chair in Global Citizenship Education and Socio-Environmental Justice. The interview was part of Professor Torres' visit to Unisinos and UCS, conducted through a methodologically planned semi-structured interview. Ultimately, the discussion offered insights into the complexities of the three main themes anchoring the debate: education, citizenship, and global perspectives, recognizing the essential role of education in articulating the other concepts towards democracy and peace.

Author Biographies

Daianny Madalena Costa, UNISINOS

Doutora em Educação (2010), Mestrado em Educação (2003) e graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena e Bacharelado (1987), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu seu trabalho na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Como gestora, trabalhou na Coordenação Pedagógica, foi Secretária Municipal, no município de Esteio/RS (1997-2000) e Diretora Técnico-Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/SP (2013-2016). Atualmente é professora-pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, estudando principalmente os seguintes temas: políticas educacionais, projeto político-pedagógico, democracia, gestão democrática, participação, avaliação e assessoramento colaborativa. É mãe de uma mulher, igualmente pesquisadora.

Carolina Schenatto da Rosa, UCS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CNPq e mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), com bolsa CAPES. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Realizou estágio pós-doutoral no Centre for African Studies (University of Cape Town) em 2022. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com bolsa DOCFIX/FAPERGS. Tem interesse pelos seguintes temas: estudos decoloniais, democratização do conhecimento, cidadania/cidadania global, migrações, pensamento freireano e pensamento pedagógico latino-americano. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (UNILASALLE) e o Grupo de Pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas (UCS)

Published

2024-09-06

Issue

Section

Interviews