Dos Deveres: Uma Análise de duas Finalidades Educacionais e Políticas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.22Palavras-chave:
Cícero, Educação, DeveresResumo
Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir a formação do cidadão romano proposta por Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) em Dos Deveres. Inicialmente, apresenta-se um panorama geral de Dos Deveres; na sequência, uma análise do papel das virtudes no processo formativo do homem romano e, finalmente, discute-se a finalidade política de sua proposta de formação. Para o autor, a virtude por excelência é a honestidade, caracterizada como a regra suprema da moral, que louvável por si própria, deve ser buscada acima de todas as coisas. A dimensão honesta dos atos humanos é composta por quatro virtudes relacionadas à razão, a saber: a sabedoria, a justiça ou generosidade, a grandeza de alma e o decoro. Cada uma delas pressupõe deveres que o homem deve cumprir para viver em sociedade. Por fim com isso, o autor erige o paradigma do homem político, que, com base em um sistema rígido de valores morais e em plena sintonia com as responsabilidades para com a sociedade, poderia restaurar a República permeada pela corrupção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.