Contação de Histórias como Possibilidade de Reflexão Ética
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.09Palavras-chave:
contação de histórias, educação moral, ensino fundamentalResumo
Na Contação de Histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, há uma tendência problemática de didatismo, caraterizado por uma pedagogia meramente moralizante na apresentação das histórias infantis. O presente artigo objetiva analisar possíveis estratégias do ensino e aprendizagem dos valores morais por meio da Contação de Histórias. Três conceitos teóricos situados no campo da Educação Moral—imaginação moral, a maturação moral do personagem e consideração empática—são discutidos e metodologicamente aplicados à fábula O Corvo e a Raposa, na obra As Aventuras de Pinóquio e no conto A Galinha Ruiva. As estratégias aplicadas à Contação de Histórias possibilitam à criança (6-10 anos) o reconhecimento das condutas indesejáveis e virtudes morais como preceitos éticos fundamentais para a vida, calcados no respeito, na bondade e na compaixão.
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