Ser mulher: discursos veiculados nas revistas “O Jovem Luterano” e “O Cruzeiro” (1950-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.15

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar a educação feminina por meio de discursos publicados numa revista religiosa luterana juvenil denominada O Jovem Luterano, e numa revista cultural e de entretenimento conhecida como O Cruzeiro. Considerando as particularidades dessas publicações, a perspectiva adotada foi explorar os discursos moralizantes, normativos e prescritivos em relação ao comportamento das mulheres e ao papel social que lhes é atribuído. As edições referentes aos anos de 1950 e 1960 foi escolhida  pois se observa uma maior disseminação de discursos voltados a orientar as experiências domésticas e sociais das jovens e mulheres; discursos que buscaram caracterizar, assim, a função social e biológica da mulher enquanto esposa, mãe e dona de casa. Tais discursos revelam as várias formas de processos educativos nesse sentido, tanto de ensino regular quanto no que diz respeito ao papel das mulheres na construção do fazer e do pensar feminino dentro da sociedade.

Biografia do Autor

Tania Nair Alvares Teixeira, Programa de Pós graduação em Educação-Universidade Federal de Pelotas-

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas -UFPEL. Integra o grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE)

Elias Kruger Albrecht, Programa de Pós graduação em Educação-Universidade Federal de Pelotas-

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas -UFPEL. Bolsista CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integra o grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).

Patrícia Weiduschadt, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação  e do Programa de Pós graduação em Educação. da Universidade Federal e Educação. (FAe/Ufpel). Coordena o grupo  de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).

Bolsista PQ2-CNPQ

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos