HQ: proposição didática para a construção do gosto e do hábito de ler
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.08Resumo
O manuscrito compartilha uma proposição didática, elaborada sob a orientação de um planejamento que seguiu os pressupostos de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Doz, Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo da SD, planejada com a escolha do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), consiste em desenvolver e aprimorar a lectoescrita, bem como promover a compreensão das características da língua falada que, aliada aos elementos visuais presentes no gênero, bem como aos efeitos de humor e ironia, desperta no alfabetizando o prazer pela leitura e, consequentemente, do hábito de ler. A partir da fundamentação anunciada, tem-se a necessidade de inicialmente, levantar o conhecimento das crianças acerca do gênero textual HQ; escolher um tema para ser estudado no decorrer da SD, bem como um produto final a ser elaborado e formas de sua divulgação; desenvolver módulos com atividades diferenciadas que, além de permitir aos alfabetizandos conhecer as características do gênero HQ, permitam explorar conhecimentos relacionados ao tema por eles escolhido; elaborar, junto com os alfabetizandos, o produto final e divulgá-lo em meios digitais. Espera-se que os alfabetizandos desenvolvam seus direitos de aprendizagem relacionados aos principais eixos do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, a saber: oralidade, leitura/interpretação/compreensão, estruturação linguística e produção textual. A alfabetização quando trabalhada na perspectiva do letramento, pauta-se nos gêneros textuais e na discursividade, condições que o desdobramento de planejamentos de Sequências Didáticas, permitem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.