O ensino secundário no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Autores

  • Caio Augusto Toledo Padilha Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.11

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, História da Educação, Política Educacional, Ensino Secundário, Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Resumo

Este trabalho consiste em oferecer uma análise de cunho sócio-histórico da atuação do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) na área educacional, mais especificamente no âmbito do ensino secundário. A hipótese trabalhada é a de que essa modalidade era contestada à época por setores da sociedade e da comunidade educacional devido ao fato de não atender às necessidades geradas pelo processo de desenvolvimento, cabendo ao então governo o propósito de conduzir sua reformulação sem o esperado êxito. Para testá-la, procedemos a um trabalho de análise crítica e sistemática de fontes primárias e secundárias, com vistas a identificar o que foi idealizado e o que foi realizado pelo governo Kubitschek no âmbito do ensino secundário e se houve atendimento aos apelos reformadores de então.

Biografia do Autor

Caio Augusto Toledo Padilha, Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

Pedagogo, cientista social, mestre em Educação e doutorando em Sociologia, todos pela Unicamp.

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos