Intervenções pedagógicas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com auxílio da Robótica Educativa: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.05Palavras-chave:
robótica educativa, pensamento computacional, LEGO Mindstorm, ensino médio, ensino profissionalizanteResumo
O desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional (PC) nas instituições de ensino é, atualmente, uma preocupação em diversos países. Reconhecidamente se desenvolve a concepção de que a habilidade em se pensar como um cientista da Computação possui benefícios educacionais – capacidade de reflexão, resolução de problemas e o entendimento de que tudo ao nosso redor esta intrinsicamente ligado a tecnologia digital – e econômicos com profissionais capacitados. O objetivo desta Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi o de identificar quais intervenções pedagógicas vem sendo utilizadas no desenvolvimento do PC com o auxílio da Robótica Educativa (RE) utilizando Kits RE LEGO Mindstorm junto a discentes do equivalente ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com objetivo de constituir bases que permitam elaborar uma intervenção pedagógica em uma escola de ensino médio integrado ao ensino profissional, cujos estudantes estão nestes níveis educacionais. Embora as pesquisas sejam promissoras no uso da RE para o desenvolvimento do PC, ainda existem lacunas a serem exploradas, visto que nenhuma das pesquisas aborda discentes da educação profissional. Recentes pesquisas realizadas na área da Tecnologia da Informação (TI) nos trazem que em um período de cinco anos serão criadas aproximadamente 800 mil novas oportunidades na área, entretanto, no Brasil, formam-se pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano. Tal constatação emerge discussão acerca de que o desenvolvimento do PC é imprescindível na formação de profissionais de TI demanda cada vez maior em nossa sociedade.
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