Ensino de línguas no contexto da complexidade: características e dimensões de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.10Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de línguas, Teoria da Complexidade, Sistemas Adaptativos ComplexosResumo
Este estudo teve como objetivo investigar as características da Teoria da Complexidade e os principais fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de línguas, à luz dessa perspectiva. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem a seleção, organização e análise de um corpus de trabalhos que contemplam o ensino de línguas como um sistema adaptativo complexo. A análise foi realizada com auxílio do software Sphinx IQ2 com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstram a dinamicidade, imprevisibilidade, não linearidade, adaptabilidade e caoticidade como principais características e apontam um conjunto de dimensões, social, cognitiva, psicológica, tecnológica, linguística/discursiva, pedagógica e pessoal, cujos fatores, interdependentes e heterogêneos, interagem potencialmente e modificam o processo de aprendizagem.
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