Os jogos de tabuleiro e seu uso na educação: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.01

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro; EdEducação; Revisão de literatura

Resumo

Os jogos tem se popularizado na área da educação, diversas pesquisas tem mostrado seu sucesso quando utilizados como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, motivando os alunos, ajudando no entendimento do conteúdo e no desenvolvimento de habilidades de cognição e socialização. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura com o tema jogos de tabuleiro na educação, adotando uma metodologia que perpassa os seguintes passos: definição do escopo do trabalho e formulação da pergunta norteadora da revisão; estabelecimento de critérios de exclusão e inclusão de literatura; identificação dos estudos que se adequam a estes critérios; categorização destes estudos e análise e interpretação dos resultados obtidos. Nos trabalhos abordados nessa revisão percebeu-se que o jogo de tabuleiro cumpriu seus objetivos iniciais propostos, mostrando-se uma ferramenta eficaz e propícia para o aprendizado, algo a ser mais explorado no âmbito educacional.

Biografia do Autor

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos