Os jogos de tabuleiro e seu uso na educação: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.01Palavras-chave:
Jogos de tabuleiro; EdEducação; Revisão de literaturaResumo
Os jogos tem se popularizado na área da educação, diversas pesquisas tem mostrado seu sucesso quando utilizados como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, motivando os alunos, ajudando no entendimento do conteúdo e no desenvolvimento de habilidades de cognição e socialização. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura com o tema jogos de tabuleiro na educação, adotando uma metodologia que perpassa os seguintes passos: definição do escopo do trabalho e formulação da pergunta norteadora da revisão; estabelecimento de critérios de exclusão e inclusão de literatura; identificação dos estudos que se adequam a estes critérios; categorização destes estudos e análise e interpretação dos resultados obtidos. Nos trabalhos abordados nessa revisão percebeu-se que o jogo de tabuleiro cumpriu seus objetivos iniciais propostos, mostrando-se uma ferramenta eficaz e propícia para o aprendizado, algo a ser mais explorado no âmbito educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.