The precariousness of the teaching work in Portugal

Authors

  • Patricia Regina Piovezan Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - Campus de São José do Rio Preto
  • Neusa Maria Dal Ri Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.14321

Abstract

The aim of this article is to analyze the educational reforms carried out in Portugal since the 1990s and its operationalization in order to increase the precariousness of teaching work. Since the end of the 1980s, when Portugal joined the European Economic Community, under the guidelines of the agreements signed with the International Monetary Fund and, consequently, the privatizations, the implementation of a series of political-economic and labor reforms led to the expansion of work precarious. For the purpose of this analysis, we privilege two elements that constitute the precarious work of the teaching category: the flexible forms of contracting and the salary tightening. In this study, we used bibliographical research, documental and semi-structured interviews. We noted that in the last 27 years the application of several laws contributed to the expansion of the precarious work of Portuguese teachers, especially in relation to temporary contracts and wage cuts.

Keywords: precarious teacher work, flexibleness, wage squeeze.

Author Biographies

Patricia Regina Piovezan, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - Campus de São José do Rio Preto

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de São José do Rio Preto, ingressou na graduação no ano de 2004, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente e, no ano de 2006, transferiu-se para o IBILCE/UNESP. Desde de 2012 é Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Em 2017, concluiu o doutorado em educação na mesma instituição e linha de pesquisa em que realizou o mestrado e realizou pesquisas referentes à precarização do trabalho docente na educação básica do Brasil e Portugal. De setembro a dezembro de 2015 realizou um estágio científico avançado na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), referente à bolsa de doutorado sanduíche concedida pela Capes. Atualmente, é professora substituta na UNESP de São José do Rio Preto.

Neusa Maria Dal Ri, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (pesquisa educacional) pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Llivre-docência pela Universidade Estadual Paulista (2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora adjunto - livre-docente III - da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação e da Sociologia da Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente com os temas da gestão democrática e política educacional, e com as temáticas: movimentos sociais, educação e trabalho; trabalho associado; economia solidária e autogestão. Editora da Revista ORG&DEMO. Pesquisadora PQ do CNPq. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional Capes- Dinter - UNESP/IFCE (2013-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, FFC, Campus de Marília (2013-2017).

Published

2018-05-31