Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16781Resumo
Enquanto a escolarização básica norte-americana tornava-se objeto de interesse internacional por sua universalidade e práticas inovadoras, o ensino superior universitário excluía as mulheres de maneira sistemática. Somente em fins do século XIX, graças à criação de colleges femininos e à adoção da coeducação em universidades estaduais, foi quebrada parte da resistência à presença das mulheres nas mais altas carreiras. Este artigo focaliza os processos universitários de inclusão e exclusão feminina nos Estados Unidos entre as décadas finais do século XIX e as décadas iniciais do século XX, destacando o papel dos colleges e departamentos de educação na absorção dessa demanda, assim como os preconceitos em torno dessas instituições. A historiografia feminista norte-americana contribui de modo especial para este estudo.
Palavras-chave: Teachers Colleges, universidade, educação feminina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.