Escolanovismo católico em manuais de pedagogia de Everardo Backheuser (1934-1948)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.15986Resumo
A partir das concepções de campo de Pierre Bourdieu e de apropriação e representação de Roger Chartier, caracterizamos o projeto educacional backheusiano, representado pelo escolanovismo católico expresso em Técnica da Pedagogia Moderna de 1934 e Manual de Pedagogia Moderna de 1948. Para tanto, entrecruzamos estes manuais, a Encíclica Divini Illius Magistri, de 1929, texto norteador do pensamento pedagógico de Everardo, e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, documento seminal do movimento escolanovista no Brasil. No campo de luta entre os ideais de educação católicos e escolanovistas, Backheuser emergiu como representante de uma “terceira via” ao propor uma educação integral transversalizada pelo catolicismo, que representou a sua apropriação da Escola Nova. Este projeto mostra a intervenção católica na configuração e na difusão da Escola Nova e indícios de uma versão singular do escolanovismo que foi disseminada entre os professores primários nas décadas de 1930 e 1940.
Palavras-chave: Escolanovismo católico, manuais de pedagogia, Everardo Backheuser.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.