O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul

Autores

  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rosemary Dore Heijmans Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14989

Resumo

Este artigo aborda a experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, tendo como objetivo debater o “novo paradigma da politecnia” como fundamento e princípio orientador da política educacional do Governo Tarso Genro (2011-2014). Metodologicamente, apoia-se em pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e entrevista em profundidade submetida a análise de conteúdo. Como resultados, afirmamos que as propostas da “escola nova” influenciaram os intelectuais socialistas e suas ideias pedagógicas chegaram à Rússia, onde foram muito difundidas, antes mesmo da revolução soviética. Ali, tais ideias sofreram algumas restrições, sendo tomadas pelas forças progressistas como parâmetro do debate sobre a renovação da escola em uma sociedade que lutava para construir o socialismo e desenvolver a indústria. Na implementação da política educacional no RS e na atuação das escolas, reproduzem- se dissonâncias e incompreensões sobre a dimensão conceitual da educação politécnica.

Palavras-chave: política educacional, ensino médio politécnico, politecnia.

Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação(1982) e mestrado(1995) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão no Ensino Médio e Superior no município de São Leopoldo. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Trajetórias Profissionais, Biografias Formadoras, Processos de Trabalho e Relações de Trabalho, Qualidade de Vida, Metodologias de Pesquisa, Gestão Educacional, Políticas Públicas e Avaliação Educacional, Indicadores de Qualidade - taxas de fluxo escolar (Evasão, Repetência/ Reprovação, Defasagem idade-série, Tempo médio de conclusão) e exames de proficiência. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS. Experiência em Gestão do Ensino Superior e atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE) .Site da pesquisa: http://evasaoescolar.com.br/

Rosemary Dore Heijmans, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Concluiu o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1992, defendendo a tese "A concepção gramsciana do Estado e o debate sobre a escola". A tese de mestrado foi defendida na Faculdade de Educação da UFMG (1982), com o título "Formação de técnicos de nível superior no Brasil: do engenheiro de operação ao tecnólogo". Realizou dois programas de pós-doutorado: o primeiro no Istituto di Scienze Filosofiche e Pedagogiche da Universidade de Urbino, na Itália, entre 2000 e 2001, com a colaboração do professor Domenico Losurdo; o segundo na Universidade Ca Foscari de Veneza (Itália), entre 2005 e 2006, no âmbito de um acordo de colaboração internacional com a UFMG. Atualmente, é líder dos grupos de pesquisa ?Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)? e ?Sétima Arte de Cinema e Educação?, que integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Também realiza no campo filosófico estudos sobre o aporte teórico do socialista italiano Antonio Gramsci para a educação. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos