Encontro entre Educação Especial e Educação Inclusiva: a formação de professores-mediadores na área da deficiência intelectual

Autores

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências e Programa de Pós graduação em Educação - campus de Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13231

Resumo

A formação de professores para educação inclusiva com foco em deficiência intelectual se caracteriza como um desafio nacional. Assim, as estratégias de pesquisa para a formação ocupam um lugar importante na busca de soluções para equipar professores comuns em uma prática pedagógica que atenda às necessidades dos escolares com deficiência intelectual. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de capacitar professores especialistas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, por meio de uma estratégia piramidal, para atuarem como mediadores nas escolas com os seus pares. O estudo incluiu 220 profissionais, os quais foram responsáveis pela formação dos seus colegas na escola, por meio de um planejamento estratégico piramidal. A análise com base em questionários respondidos por professores-mediadores, seus comentários descritivos e registros no diário de campo mostra que a estratégia piramidal foi favorável e que a formação necessária chegou ao seu destino: o professor da classe comum.

Palavras-chave: formação de professores, estratégia piramidal, deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências e Programa de Pós graduação em Educação - campus de Marília, SP

Bolsista Produtividade - CNPQ, nivel 2. Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, na graduação e pós-graduação. Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga (USP). Coordenadora Geral do I Congresso Internacional em Educação Especial e Inclusiva e da XIII Jornada de Educação Especial , a ser promovida pelo Departamento Especial da UNESP, campus de Marília, em maio de 2016. Exerce a função de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, conceito 5 pela CAPES. Exerce a função de especialista na área de Deficiência intelectual, no Curso de Especialização em Educação Especial - deficiência intelectual, ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Foi coordenadora de três edições em curso de especialização de formação de professores em Educação Especial, num convênio junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo e temporariamente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância, no período de maio de 2009 a novembro de 2010. Também exerceu assessoria pedagógica, na área da Educação Especial, junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo, durante 4 anos. Elaborou um Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área da deficiência intelectual, para o Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2 e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, e acompanhou a aplicação desse referencial na rede municipal de educação de São Paulo. Atualmente coordena um projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. É líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão Social - GEPIS, em parceria com Maria Candida Soares Del Masso e coordenadora do Grupo de Estudos Políticos e Pedagógicos sobre Inclusão - GEPPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, currículo, avaliação, educação especial e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de deficiência, práticas pedagógicas inclusivas, avaliação educacional, aprendizagem e formação de professores.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos