O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais

Autores

  • Ana Elisa da Costa Moreira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Fabio Alexandre Pereira Scacchetti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.7056

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores, bem como as bases teóricas utilizadas no processo. E, como desdobramento, buscou-se conhecer as estratégias de aprendizagem e os aspectos motivacionais apresentados pelos alunos do ensino Fundamental 1. O método para a análise dos dados foi o descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores. Os dados foram coletados por meio da Escala de Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e questionário sobre as Estratégias de Ensino do Professor. Os resultados demonstraram que alunos mais novos recorrem ao uso de Estratégias e mantêm comportamento semelhante aos demais quanto ao continuum motivacional. Professores que incentivam o uso sistemático das estratégias contribuem com a manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes.

Palavras-chave: estratégias de ensino, estratégias de aprendizagem, motivação no contexto escolar.

Biografia do Autor

Ana Elisa da Costa Moreira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pedagoga. Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Psicóloga. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Fabio Alexandre Pereira Scacchetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor assistente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus de Apucarana-PR. Graduado em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em MBA - Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutorando em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho - Uminho.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos