As aulas de Educação Física no Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, RS (1937-1949)

Autores

  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Bellani Lyra Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7680

Resumo

O Colégio Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Nova Prata (RS) é uma instituição de ensino fundada em 24 de fevereiro de 1937, vinculado à Congregação do Imaculado Coração de Maria. Em razão dos valores propagados pelas instituições educacionais católicas, havia o anseio de um grupo de pessoas da comunidade pela instalação de uma escola dirigida por religiosas. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise – fomentada pela interface com a categoria sociológica “campo”, adotada e inspirada na obra de Pierre Bourdieu –, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento do referido colégio em sua função formadora. A investigação está assentada na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que o Colégio Nossa Senhora Aparecida se estabeleceu como instituição que refletia os interesses e os modelos nacionais preestabelecidos e, ao mesmo tempo, trazia à cidade de Nova Prata um conceito de Educação e, particularmente, de Educação Física, jamais visto antes na cidade.

Palavras-chave: História da Educação Física, escola, ginástica.

Biografia do Autor

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Escola de Educação Física (ESEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa Educação Física Bacharelado na ESEF/UFRGS, é membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS) e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C.

Vanessa Bellani Lyra, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (início/2009). Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação/ Educação Física estudando principalmente os seguintes temas: História da Educação Física, Sociologia da Educação Física, Formação de Professores de Educação Física, Terceira Idade, Dança, Expressão Corporal e Atividades Rítmicas. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano, da Universidade de Caxias do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol (UFSM) e Especialização em Pesquisa Curricular (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). Exerce o cargo de professora associada da Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS, onde atua nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física, além de estudos históricos e socioculturais sobre o esporte olímpico e paralímpico.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos