Hábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educação

Autores

  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava/PR
  • Carmen Lúcia Dias Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP
  • Terezinha Ferreira da Silva Colombo Instituto de Ensino Superior de Garça /SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.1870

Resumo

O presente artigo tem por objetivo destacar as principais ideias piagetianas a respeito do período sensório-motor e sua importância na elaboração e adaptação das funções e estruturas preliminares para o desenvolvimento da inteligência bem como suas implicações para a educação. A metodologia adotada pautou-se em um levantamento bibliográfico com autores que tratam dos tópicos mencionados acima e na interpretação das obras de Piaget sobre a construção do conhecimento no período sensório-motor compreendido entre o nascimento da criança até os 2 anos de vida. O hábito vai se constituir em inteligência quando se coordenar em meios e fins, visto que uma coisa é repetir indefinidamente uma manobra que teve êxito, e outra coisa é tentar apanhar um objeto numa nova situação. Por isso, a vida é construtora de formas, e o hábito é uma delas. A relação fundamental que envolve o desenvolvimento e a aprendizagem não é a relação de associação e, sim é de assimilação. Isto requer três aspectos a serem conhecidos pelo educador infantil: o conhecimento do sujeito epistemológico, das matérias a serem ensinadas e o processo de interação entre as crianças e as educadoras.

Palavras-chave: hábito sensório-motor, conhecimento, educação.

 

Biografia do Autor

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava/PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, moralidade, processos cognitivos, tomada de consciência ambiental.

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília-SP ( 2001/1998). Graduação em Psicologia e Pedagogia- Fundação Educacional de Bauru/Universidade de Marília/SP. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente/SP. Coordenadora de projetos e Docente da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão-FUNDEPE/Marília. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação - UNESP – Marília/SP e Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações – UNOESTE/ Presidente Prudente/SP. Parecerista - Revistas: Ciências & Cognição (UFRJ) ; Colloquium Humanarum (UNOESTE/SP); Máthesis: Revista de Educação ( FAFIJAN/ PR) ; Revista Educação Unisinos; Membro de Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Schème - UNESP – Marília/SP ; Consultora ad hoc de Projetos - Fundect-MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem; interação professor-aluno,; desenvolvimento moral.; métodos e técnicas de ensino ; psicologia cognitiva.

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Instituto de Ensino Superior de Garça /SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Garça SP. Possui graduação em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar e Orientação Educacional (1998). É pós-graduada em Psicopedagogia pelo IBPEX Curitiba (2006). Membro do GEPEM - Grupo de estudos e Pesquisa  em Educação Moral da Unicamp (2011). Tem experiência na área de Educação em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, moralidade, dificuldades de aprendizagem, métodos e técnicas de ensino.

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Publicado

2012-08-22