Desafios e possibilidades dos futuros da educação: uma entrevista com António Nóvoa

Autores

  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Leia Raquel de Almeida Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.17

Palavras-chave:

António Nóvoa, futuros da educação, professores

Resumo

O debate acerca da transformação social, que passa pela reinvenção do modelo escolar, vem sendo recorrente nas contribuições de António Nóvoa. Para o autor, é preciso criar condições para que os professores possam contribuir com a transformação dos modelos escolares, fortalecendo a proposição da educação como projeto público. Na entrevista concedida, foi possível retomar e aprofundar alguns dos temas que o autor estuda, entre os quais o futurismo e os futuros da educação; o espaço público e comum da educação enquanto esfera de discussão, de deliberação e de ação; a necessidade de os professores tornarem pública a profissão; a potência da escola enquanto espaço de desenvolvimento profissional docente; as possibilidades de criação de novos ambientes escolares; e a tríade Universidade - Escola - Sociedade, que envolve a construção de uma nova “realidade institucional”, em que haja espaço comum de formação e profissionalização docente.

Biografia do Autor

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Leia Raquel de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos inos - UNISINOS. 

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

Entrevistas