Educação para a Cidadania Global Crítica: uma entrevista com Carlos Alberto Torres
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.12Palavras-chave:
Educação, Cidadania Global Crítica, Justiça SocioambientalResumo
A entrevista concedida por Carlos Alberto Torres teve como objetivo analisar as condições e possibilidades da Educação para a Cidadania Global Crítica contribuir com a convivência humana pacífica e sustentável de forma a elevar a justiça social e ambiental. Nascida da parceria entre as Universidades – do Vale do Rio dos Sinos e de Caxias do Sul, coordenadoras da Cátedra Unesco Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental – a entrevista foi uma das ações desenvolvidas na visita do professor Torres na Unisinos e na UCS. Contou com o planejamento metodológico e execução por meio da entrevista semiestruturada. Por fim, proporcionou uma compreensão sobre a complexidade dos três temas que ancoraram o debate: educação, cidadania e global; reconhecendo o primeiro como imprescindível para a articulação com os demais na direção da democracia e da paz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.