Dos Deveres: Uma Análise de duas Finalidades Educacionais e Políticas

Autores

  • Gabriel Mingareli Cavalini Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • José Joaquim Pereira Melo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.22

Palavras-chave:

Cícero, Educação, Deveres

Resumo

Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir a formação do cidadão romano proposta por Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) em Dos Deveres. Inicialmente, apresenta-se um panorama geral de Dos Deveres; na sequência, uma análise do papel das virtudes no processo formativo do homem romano e, finalmente, discute-se a finalidade política de sua proposta de formação. Para o autor, a virtude por excelência é a honestidade, caracterizada como a regra suprema da moral, que louvável por si própria, deve ser buscada acima de todas as coisas. A dimensão honesta dos atos humanos é composta por quatro virtudes relacionadas à razão, a saber: a sabedoria, a justiça ou generosidade, a grandeza de alma e o decoro. Cada uma delas pressupõe deveres que o homem deve cumprir para viver em sociedade. Por fim com isso, o autor erige o paradigma do homem político, que, com base em um sistema rígido de valores morais e em plena sintonia com as responsabilidades para com a sociedade, poderia restaurar a República permeada pela corrupção.

Biografia do Autor

Gabriel Mingareli Cavalini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduação em Teologia pelo Centro Universitário Internacional (2022) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Atualmente é doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor do curso de pós-graduação da Universidade Paranaense. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia Antiga, Filosofia da Psicanálise, História da Educação, Cícero, Helenismo, Cristianismo e Roma Antiga.

José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1985), Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1988), Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Doutorado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sêneca, Santo Agostinho, Cristianismo e Helenismo.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

Artigos