Contação de Histórias como Possibilidade de Reflexão Ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.09

Palavras-chave:

contação de histórias, educação moral, ensino fundamental

Resumo

Na Contação de Histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, há uma tendência problemática de didatismo, caraterizado por uma pedagogia meramente moralizante na apresentação das histórias infantis. O presente artigo objetiva analisar possíveis estratégias do ensino e aprendizagem dos valores morais por meio da Contação de Histórias. Três conceitos teóricos situados no campo da Educação Moral—imaginação moral, a maturação moral do personagem e consideração empática—são discutidos e metodologicamente aplicados à fábula O Corvo e a Raposa, na obra As Aventuras de Pinóquio e no conto A Galinha Ruiva. As estratégias aplicadas à Contação de Histórias possibilitam à criança (6-10 anos) o reconhecimento das condutas indesejáveis e virtudes morais como preceitos éticos fundamentais para a vida, calcados no respeito, na bondade e na compaixão.

Biografia do Autor

Ellen Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação pela Andrews University (EUA). O título de doutorado foi revalidado no Brasil pela Unicamp como doutorado em educação (área de concentração: ensino e práticas culturais). Realiza atualmente estudos de pós-doutorado na área de Educação e Ética na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Maria Judith Sucupira Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Desenvolveu pesquisa de pos-doutoramento sobre Filosofia da Educação e Ética, tendo apresentado trabalho final na Association for Moral Education Conference, Chicago, USA, 2002 com base na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre. Realização do segundo pos-doutoramento sobre a Educação Moral na Perspectiva da Filosofia do Professor Josef Seifert, tendo apresentado trabalho final no Dietrich von Hildebrand Institute of Philosophy, Gaming, Austria em 2022. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Reflexões pedagógicas