Ser mulher: discursos veiculados nas revistas “O Jovem Luterano” e “O Cruzeiro” (1950-1960)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.15Resumo
O presente estudo tem como objetivo abordar a educação feminina por meio de discursos publicados numa revista religiosa luterana juvenil denominada O Jovem Luterano, e numa revista cultural e de entretenimento conhecida como O Cruzeiro. Considerando as particularidades dessas publicações, a perspectiva adotada foi explorar os discursos moralizantes, normativos e prescritivos em relação ao comportamento das mulheres e ao papel social que lhes é atribuído. As edições referentes aos anos de 1950 e 1960 foi escolhida pois se observa uma maior disseminação de discursos voltados a orientar as experiências domésticas e sociais das jovens e mulheres; discursos que buscaram caracterizar, assim, a função social e biológica da mulher enquanto esposa, mãe e dona de casa. Tais discursos revelam as várias formas de processos educativos nesse sentido, tanto de ensino regular quanto no que diz respeito ao papel das mulheres na construção do fazer e do pensar feminino dentro da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.