HQ: proposição didática para a construção do gosto e do hábito de ler

Autores

  • Angela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Jucélia Oliveira Borges Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.08

Resumo

O manuscrito compartilha uma proposição didática, elaborada sob a orientação de um planejamento que seguiu os pressupostos de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Doz, Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo da SD, planejada com a escolha do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), consiste em desenvolver e aprimorar a lectoescrita, bem como promover a compreensão das características da língua falada que, aliada aos elementos visuais presentes no gênero, bem como aos efeitos de humor e ironia, desperta no alfabetizando o prazer pela leitura e, consequentemente, do hábito de ler. A partir da fundamentação anunciada, tem-se a necessidade de inicialmente, levantar o conhecimento das crianças acerca do gênero textual HQ; escolher um tema para ser estudado no decorrer da SD, bem como um produto final a ser elaborado e formas de sua divulgação; desenvolver módulos com atividades diferenciadas que, além de permitir aos alfabetizandos conhecer as características do gênero HQ, permitam explorar conhecimentos relacionados ao tema por eles escolhido; elaborar, junto com os alfabetizandos, o produto final e divulgá-lo em meios digitais. Espera-se que os alfabetizandos desenvolvam seus direitos de aprendizagem relacionados aos principais eixos do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, a saber: oralidade, leitura/interpretação/compreensão, estruturação linguística e produção textual. A alfabetização quando trabalhada na perspectiva do letramento, pauta-se nos gêneros textuais e na discursividade, condições que o desdobramento de planejamentos de Sequências Didáticas, permitem.

Biografia do Autor

Angela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professora adjunta da UNEMAT. Pós-doutorado: PNPD/PPGEdu/UFMT/CUR. Pesquisadora Associada à UFMT/CUR e aos Grupos de Pesquisa: ALFALE/UFMT; GRAFITE/UNEMAT. Lider do GEFOPE/UNEMAT.

Jucélia Oliveira Borges Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora da Educação Básica, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Campus Univesitário de Sinop/MT.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Reflexões pedagógicas