O ensino secundário no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.11Palavras-chave:
Sociologia da Educação, História da Educação, Política Educacional, Ensino Secundário, Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)Resumo
Este trabalho consiste em oferecer uma análise de cunho sócio-histórico da atuação do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) na área educacional, mais especificamente no âmbito do ensino secundário. A hipótese trabalhada é a de que essa modalidade era contestada à época por setores da sociedade e da comunidade educacional devido ao fato de não atender às necessidades geradas pelo processo de desenvolvimento, cabendo ao então governo o propósito de conduzir sua reformulação sem o esperado êxito. Para testá-la, procedemos a um trabalho de análise crítica e sistemática de fontes primárias e secundárias, com vistas a identificar o que foi idealizado e o que foi realizado pelo governo Kubitschek no âmbito do ensino secundário e se houve atendimento aos apelos reformadores de então.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.