Intervenções pedagógicas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com auxílio da Robótica Educativa: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.05

Palavras-chave:

robótica educativa, pensamento computacional, LEGO Mindstorm, ensino médio, ensino profissionalizante

Resumo

O desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional (PC) nas instituições de ensino é, atualmente, uma preocupação em diversos países. Reconhecidamente se desenvolve a concepção de que a habilidade em se pensar como um cientista da Computação possui benefícios educacionais – capacidade de reflexão, resolução de problemas e o entendimento de que tudo ao nosso redor esta intrinsicamente ligado a tecnologia digital – e econômicos com profissionais capacitados. O objetivo desta Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi o de identificar quais intervenções pedagógicas vem sendo utilizadas no desenvolvimento do PC com o auxílio da Robótica Educativa (RE) utilizando Kits RE LEGO Mindstorm junto a discentes do equivalente ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com objetivo de constituir bases que permitam elaborar uma intervenção pedagógica em uma escola de ensino médio integrado ao ensino profissional, cujos estudantes estão nestes níveis educacionais. Embora as pesquisas sejam promissoras no uso da RE para o desenvolvimento do PC, ainda existem lacunas a serem exploradas, visto que nenhuma das pesquisas aborda discentes da educação profissional. Recentes pesquisas realizadas na área da Tecnologia da Informação (TI) nos trazem que em um período de cinco anos serão criadas aproximadamente 800 mil novas oportunidades na área, entretanto, no Brasil, formam-se pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano. Tal constatação emerge discussão acerca de que o desenvolvimento do PC é imprescindível na formação de profissionais de TI demanda cada vez maior em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Canoas

Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, possui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pós-graduação em Educação a Distância pela UNOPAR e graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário La Salle. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Hardware e Sistemas Operacionais.

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Canoas

Doutora e Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS e Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos pela UFRGS. Bacharela em Ciência da Computação pelo Centro Universitário La Salle. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área de Informática - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Tem experiência na área de Informática e Educação, com ênfase em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação de Professores para a Educação Profissional e no Ensino da Informática. Atua, também, na área de Informática Educativa, Aprendizagem de Programação, Jogos Educativos, Gamificação no contexto escolar, Robótica Educativa e Educação à Distância e elaboração de projetos científicos em cursos técnicos e tecnológicos na área de Informática.

Gabriela Trindade Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora associada da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da UFRGS desde 2016. Coordenadora do NAPEAD - Produção Multimída para a Educação desde 2013. Interesses de pesquisa relacionados prototipagem com Arduíno, MOOCs, Learning Analytics, e Metodologia em Design. Contato: gabriela.perry@ufrgs.br

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos