Ensino de línguas no contexto da complexidade: características e dimensões de aprendizagem

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.10

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas, Teoria da Complexidade, Sistemas Adaptativos Complexos

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as características da Teoria da Complexidade e os principais fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de línguas, à luz dessa perspectiva. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem a seleção, organização e análise de um corpus de trabalhos que contemplam o ensino de línguas como um sistema adaptativo complexo. A análise foi realizada com auxílio do software Sphinx IQ2 com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstram a dinamicidade, imprevisibilidade, não linearidade, adaptabilidade e caoticidade como principais características e apontam um conjunto de dimensões, social, cognitiva, psicológica, tecnológica, linguística/discursiva, pedagógica e pessoal, cujos fatores, interdependentes e heterogêneos, interagem potencialmente e modificam o processo de aprendizagem. 

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular, do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Atualmente, é coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

 

https://orcid.org/0000-0003-3513-962X

 

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos