O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.07Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.
Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.