Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

    Os metadados de submissão foram preenchidos de forma correta e completa.

    a) Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.

    b) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e do texto, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    c) O texto segue as normas editoriais, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista e no modelo de diagramação.

    d) Em caso de artigo que envolva dados de seres humanos, há a aprovação em Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa. Tal informação está explícita na seção de metodologia do texto.

Diretrizes para Autores

Cada autor deve enviar no máximo um artigo para a revista durante o processo de avaliação e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar dois anos ou seis números para a próxima submissão.

São aceitos para publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

Se uma versão preliminar ou reduzida do trabalho já foi publicada em anais de eventos ou em outros veículos, inclusive repositórios de bibliotecas universitárias, no caso de teses e dissertações já defendidas. Essas informações devem ser mencionadas no momento da submissão, para evitar que o trabalho seja sumariamente arquivado como "não inédito".

Assim que são submetidos, os trabalhos passam por uma fase de pré-análise, a cargo dos membros permanentes da Comissão Editorial, cujo propósito, nesse momento do processo, é verificar se, de fato, contemplam as Normas de Publicação, bem como o precípuo interesse editorial do periódico em relação a suas publicações, o qual diz respeito a: densidade teórica, metodológica e analítica; questões éticas de pesquisa e de autoria; adequação ao escopo científico do periódico, em sua diversidade. 

Os artigos aprovados nessa etapa são posteriormente enviados anonimamente a dois pareceristas, selecionados pela Comissão Editorial de acordo com os respectivos áreas de atuação. 

A Calidoscópio não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

Todas as submissões são verificadas em sistema antiplágio. A Calidoscópio não admite qualquer tipo/prática de plágio, em suas mais diferentes versões, incluindo o autoplágio.

As submissões à Calidoscópio deverão ser realizadas conforme o modelo disponibilizado neste link. Solicitamos a atenção dos autores aos elementos de diagramação desse documento. Informamos que as submissões realizadas em desacordo com o modelo de diagramação serão arquivadas.

São aceitas, preferencialmente, submissões de pesquisadores da área dos estudos da linguagem com vinculação a uma instituição de pesquisa ou formação universitária, com titulo de doutorado. Submissões de graduados, mestrandos, mestres e doutorandos quando um dos autores possuir o título de doutor. 

O número máximo de autores por artigo é três. Casos excepcionais em relação a isso devem ser tratados diretamente com a equipe editorial, considerando o interesse da revista em, a título de exceção, publicar algum texto que contribua para o campo e exceda esse número de autores/as.

Os textos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

A Calidoscópio aceita somente submissões de artigos que sejam resultados de pesquisa. Não serão admitidos para avaliação textos que sejam resenha, ensaio, revisão bibliográfica ou capítulo de tese/dissertação.

Em caso de artigos que tenham dados com seres humanos, é obrigatória a aprovação em Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa. Essa informação deve constar explicitamente na seção de metodologia. As submissões que não tiverem ou não apresentarem a aprovação de Comitê de Ética serão rejeitadas.

As correções textuais são de inteira responsabilidade dos autores.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER).

No momento da submissão os metadados dos autores e coautores devem ser preenchidos corretamente.  No resumo da biografia deverá constar, para autores e coautores: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual. Serão sumariamente arquivadas as submissões que não apresentem metadados completos e corretos.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação às cegas do tipo peer review feita por, pelo menos, dois avaliadores externos.

Os autores devem retirar dos textos toda informação que possa causar a quebra de anonimato, inclusive a identificação de autoria do arquivo a ser inserido no sistema. Os dados retirados devem ser substituídos por XXXXX. Esse mesmo procedimento deve ser adotado no caso de dados que identifiquem o lugar, o contexto ou a insituição onde a pesquisa foi realizada. Se o artigo for aprovado, os dados serão recolocados no momento da editoração.

Recomendamos aos autores aguardarem ao menos 180 dias antes de contatarem a Comissão Editorial com relação ao processo de avaliação de seu artigo. Assim que tivermos alguma informação entraremos em contato.

A aprovação e publicação dos artigos dependem dos seguintes critérios:

  • Pré-avaliação da Comissão Editorial (considerando foco, escopo, pertinência e adequação às normas e às diretrizes editoriais);
  • Recomendação dos avaliadores ad-hoc;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es);
  • Revisão e aprovação final da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará cinco diferentes avaliações:

Aceitar

Correções obrigatórias

Submeter novamente para avaliação

Enviar para outra revista

Rejeitar

Importante:

A Calidoscópio não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Recomendação. Ética: Os autores devem seguir as orientações que se encontram no item “Política de Ética” no menu da revista.

Normas para submissão

Apresentação do texto

Extensão: Os textos enviados devem ter a extensão de 22 páginas de acordo com o modelo de formatação da revista. O modelo está disponível nesse link.

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas, desenhos e/ou gráficos, esses deverão ser inseridos no interior do texto, precedidos por título e sucedido por indicação da fonte.

Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

Um autor: (Leipnitz, 1987);

Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960);

Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966);

Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b);

Apresentação das citações:

Citações com até três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

Citações com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 3 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'. As notas devem ser colocadas no pé de página, em Times New Roman, corpo 10, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem;

As seções do artigo não devem ser numeradas.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Título do texto: no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês ou espanhol deve apresentar também o título em português. Com no máximo 240 caracteres com espaços;

Resumos: Espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. No idioma original do artigo. Apresentado em um único parágrafo, contendo até 200 palavras. Deve contemplar os seguintes itens: objetivo, referencial teórico, metodologia e resultados do estudo. Se a língua original do artigo for inglês, deverá ser apresentada a versão do resumo e as palavras-chave em português.

Palavras-chave: três palavras, separadas por ponto e vírgula, no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês ou espanhol, solicita-se também a apresentação de palavras-chave em português.

Texto completo do artigo: Os textos enviados devem ter a extensão de 22 páginas de acordo com o modelo de formatação da revista. O modelo está disponível nesse link.

Referências: São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. Estas deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, em fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples, seguindo as orientações abaixo para cada caso.

Atenção: a Calidoscópio não utiliza a formatação de referências e citações no padrão ABNT, mas sim APA. Os autores devem estar atentos aos detalhes da formatação desses elementos, conforme os exemplos abaixo.

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódicovolume (número/fascículo): pág. inicial-pág. final. 

Ex.: DUNN, W.E.; LANTOLF, J.P. 1998. Vygosty’s zone of proximal development and Krashen’s i+1: incommensurable constructs; incommensurable theories. Language Learning48(3):411-442.

Artigo em periódicos eletrônicos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódicovolume (número/fascículo): pág. inicial-pág. final. Link do DOI

GARCEZ, P.M.; FRANK, I.; KANITZ, A. 2012. Interação social e etnografia: sistematização do conceito de construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula. Calidoscópio, 10(2):211-224. https://doi.org/10.4013/cld.2012.102.08

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume: pág. inicial-pág. final. 

Ex.: BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador, SBG, 2:452-464.

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, pág. inicial-pág. final. 

Ex.: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

Atenção: As referências de livro devem ter a indicação do número de páginas.

Ex.: TURNER, F.J.; WERHOOGEN, J. 1960. Igneous and Metamorphic Petrology. 20ª ed., New York, McGraw-Hill, 694 p.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág. inicial-pág. final. 

Ex.: DONATO, R. 1994. Collective scaffolding in second language learning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, Ablex Publishing Company, p. 33-56.

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p. 

Ex.: TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande – RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 158 p.

Citações de Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007. 

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007). 
Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

FONTE/SITE. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa. 

Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008. 

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado). 

Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev. 

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Título do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página. 

Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14. 

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.